segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Histórico

Muitos autores afirmam que a recreação surgiu na pré-história, no momento em que os homens festejavam os momentos de alegrias de seu grupo, podendo ser um nascimento, uma boa caçada, adoração de Deuses, etc. Os jogos e as brincadeiras foram passando de geração em geração, principalmente para as crianças.
Com o passar do tempo a recreação foi atribuída às atividades intelectuais e físicas, principalmente na Alemanhã em meados de 1774, onde criou-se a escola Philantropiun, na Dinamarca.
Froebel contribuiu com os "Jardins de Infância", este local era para que as crianças pudessem recrear-se. Este local ficou muito reconhecido e povoado, pois os irmãos mais velhos das crianças também começaram a frequentar. Com essa expansão criaram-se os famosos "Playgrounds" ou pátios de recreios,para que as crianças pudessem recrear-se.O termo playground foi modificado para "recreação" devido à necessidade de atingir um público de diferentes faixas etárias, como jovens, adultos e até mesmo idosos.
No Brasil o primeiro indício da recreação foi através das criação de praças públicas, a primeira foi inaugurada em 1927 no Rio Grande do Sul, onde foram inventadas com aparelhagens rudimentares, tais como pneus velhos amarrados em árvores, gangorras de madeira, etc; tudo isso para que existisse um excelente meio de recreação para as crianças; este feito foi chamado como “Ato de Bronze”.
A partir daí muitas instituições recreativas foram criadas e muitos profissionais foram se especializando nesta área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário