terça-feira, 27 de outubro de 2009

Atividades para crianças de 6 a 8 anos

1- Desenhando os pontos
Objetivo: Trabalhar artes, criatividade.
Local: Quadra, sala de aula, salão de festas.
Recursos materiais: Cartolinas e giz de cera, para cada grupo.
Número de jogadores: Grupos de 5 pessoas
Desenvolvimento: Entrega-se uma folha de cartolina para cada grupo. Os integrantes de cada grupo, ao mesmo tempo, terão que efetuar inúmeros pontos com cores diversificadas. Em seguida, formarão desenhos unindo os pontos já executados. Terminados os desenhos, irão escrever atrás da cartolina uma história utilizando as figuras desenhadas e por fim, contar a história para o grande grupo.

2-
Macaco sem rabo
Objetivo:
Coordenação motora ampla, agilidade e noção espacial.

Local:
Quadra, ou espaços amplos.

Recursos materiais:
Fitas de 30 centímetros de saco de lixo, TNT ou outro tecido qualquer.

Número de jogadores:
No mínimo 10.

Desenvolvimento:
Será distribuído para cada participante um rabinho (tira de tecidos) o qual ficará preso atrás de suas calças. Duas ou mais crianças serão os macacos sem rabo (ficarão sem rabinhos). Ao sinal do recreador os macacos se rabo tentarão roubar os rabinhos dos demais. Conseguindo capturar um rabo ele mesmo prende atrás de suas calças e começa a fugir. Toda vez que um macaco ficar sem rabo, ele terá que buscar roubar o rabo de alguém. Segue a atividade enquanto houver motivação.

3- Crie uma palavra
Objetivo:
Atenção e raciocínio.
Local:
Sala de aula, quadra.
Recursos materiais:
Cartões contendo letras do alfabeto
Número de jogadores:
Quantos houver.
Desenvolvimento:
O professor disporá os cartões no centro da mesa com as letras voltadas para baixo, os alunos ficarão ao redor da mesa. O primeiro jogador vira um cartão, todos deverão falar uma palavra que comesse com a letra que estará disposta no cartão, quem responder primeiro ganha o cartão. Em seguida, outro aluno vira mais um cartão para que possa continuar a brincadeira, até os cartões acabarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário